O Molusco do G.

Quando ouvi este termo pensei será que o meu cristal vai virar um polvo? Afinal não é molusculo mas sim molusco.
Tudo começou com o aparecimento de um conjunto de borbulhas muito pequenas, totalmente brancas, na zona abdminal. Algumas delas evoluiram,pelos visto por causa da praia, para um tipo de furunculo, ficando vermelhas, com uma cabeça branca de onde saiu uma substância tipo pûs.
Pois, e ao que parece foi esta substância que provocou o alastramento do molusco a outras partes do corpo. Apesar do G. ter equezema atópico, estas borbulhas são diferentes e levaram-me a consultar a pediatra dele. Diagnóstico provável e hoje confirmado pela dermatologista MOLUSCO.
Não é grave mas é chato porque é contagioso, inestético e é uma autêntica praga.
O contágio é feito através do contacto físico com as zonas afectadas, por isso ser considerada uma DST (doença sexualmente transmissível). É mais frequente nas crianças do que nos adultos, tendo em conta que a pele delas é mais fina e o vírus tem melhores condições de se alojar. É também mais frequente em crianças que pratiquem natação e/ou que tenham problemas de pele (alergias, equzemas, etc.).
O G. não anda na piscina mas frequenta balneários e nem sempre, apesar dos nossos avisos, tem cuidado.
Há vários tipos de tratamento o que vai ser aplicado ao G. é um verniz que deverá ser aplicado, diariamente após o banho, em cima de cada borbulha. Vamos ter de ter muuuiiiiita paciência. Isto porque o número de borbulhas já é muito elevado para ser retirado pela técnica de curetagem.
Estou a pensar seriamente em aplicar directamente nas zonas afectadas pachos de aloevera, mal não faz e quem sabe não ajudará a eliminar o molusco!
Se souberem de algum tratamento eficaz, por favor digam-me.
Fica o alerta e não menosprezem qualquer borbulha pois pode ser um molusco ou quem sabe um "bivalve"...
Ah, ao que parece a B. também já apanhou. Mas está localizado no joelho.

Comentários

Mensagens populares