Entrelinhas - uma Iniciativa de boas práticas no Concelho de Loures

- Obrigada de coração pelas lãs! Vão ser muito úteis para o “Entrelinhas”.  - dizia-me a Colaboradora da Biblioteca Municipal José Saramago, em Loures, enquanto lhe passava para as mãos um saco com lãs que guardava na minha arrecadação e para as quais não tinha nenhum destino.
Segui então a minha incursão pela Biblioteca para requisitar alguns livros.
Já no andar de baixo, enquanto procurava as minhas leituras de verão, eis que surge de novo a Senhora que há pouco segurava o saco das lãs e que não encontrava palavras para traduzir a sua gratidão.
- Desculpe interromper a sua pesquisa, mas não se importa de vir até à sala do “Entrelinhas” e ver as nossas peças?
- Claro, respondi de imediato.
Subimos de elevador até ao 1º andar da Biblioteca e eis que as portas do Entrelinhas se abrem, uma sala interior que embora sem luz natural está repleta de tesouros e onde se respira criatividade, mas acima de tudo muita afetividade.
Com muito orgulho a Senhora começou a mostrar os trabalhos realizados por um conjunto de Senhoras, na sua maioria aposentadas, que se reúnem às quintas-feiras entre as 15h00 e as 18h00 e que integram o projeto “Entrelinhas”.
Este Projeto, já com dois anos de vida, visa promover a partilha de saberes nas artes do crochet, do tricot e da costura. Mas para além da partilha de saberes, visa também combater o isolamento fomentando o convívio e a partilha intergeracional com quem tem ainda muito para ensinar e aprender.
A estes objetivos junta-se ainda outro muito louvável e de cariz solidário, já que este grupo confeciona o Kit Maternidade, composto por mantinhas, fraldas de pano, botinhas, casaquinhos, gorros, etc., que são entregues a Instituições do Concelho Loures, para que façam chegar às futuras mamãs que mais necessitam. A estes Kits juntam-se também vestidos amorosos feitos em tecido e crochet com pormenores recheados de amor e que farão sorrir muitas princesinhas.
O “Entrelinhas” conta com a doação de lãs, linhas, tecidos, agulhas e está aberto a todos os que queiram partilhar e aprender as artes do tricot, do crochet e da costura, num ambiente descontraído e salutar, onde a solidariedade é a Rainha.
Neste projeto existe ainda espaço de leitura e reflexão e os participantes são incentivados a tornarem-se leitores da Biblioteca Municipal José Saramago, podendo requisitar livros que poderão ler no conforto da sua casa.
Boas práticas como estas devem sair de entre portas e serem amplamente divulgadas à população do Concelho e servirem de exemplo para que outros as possam replicar, eventualmente criando um horário que permita aos que trabalham poderem participar (um sábado por mês, por exemplo) e assim fortalecer esta partilha intergeracional onde todos temos muito para aprender.

Se tiver materiais (lãs, linhas, tecidos, agulhas) que não necessite pode entregá-las no endereço abaixo indicado, ficará bem agradado com o fim que lhe vão dar.
Biblioteca Municipal José Saramago
Rua 4 de Outubro, n.º 19, Loures
Tel: 211 151 262 / 64 / 65 / 723


Afinal o pouco todo junto é muito. E quando a este pouco se junta amor e boa-vontade o que parecia impossível tornasse possível.




Comentários

Mensagens populares